logo RCN

Noite Cultural da Escola Silvio Santos (Ouro / SC)

III Noite Cultural

 

No sábado, dia 27/10/12, a Escola de Educação Básica Prefeito Silvio Santos realizou a III Noite Cultural que abordou o tema A Paz na Diversidade. Através deste evento a escola pretende enfrentar o desafio de propor um ensino que constate e respeite cada realidade social e cultural com preocupação de traçar um projeto que atenda a todos sem exceção. Pois a busca constante de alternativas para trabalhar e respeitar às diferenças tem poder de transformar desigualdades em aprendizagem.

No cotidiano escolar percebemos que se faz necessário promover ações que valorizem atitudes de não violência, esse projeto veio ao encontro das nossas expectativas, pois comungamos com essa visão futurista, que é preciso investir na educação de crianças e jovens, para que esses cresçam tendo uma consciência da importância da paz em nossas vidas e sejam futuros promotores de ações pacificadoras. Pensar o multiculturalismo, talvez seja um dos caminhos para combater os preconceitos e as discriminações.

Respeitar a vida, Rejeitar a violência, Ser generoso, Ouvir para compreender, Preservar o planeta, Redescobrir a solidariedade, resgatar gestos de gentileza, cultivar o bom humor e ser comprometido; esses são os princípios da PAZ. Temos em nossas mãos um material rico para refletir e trabalhar os valores da Cultura da Paz na vida cotidiana.

       Queremos agradecer a todos que participaram, colaborando ou prestigiando, pelo sucesso deste evento. Pois toda e qualquer ação cultural que seja fundamentada em uma atitude de compreensão é, em si mesma, um exercício de aceitação da diversidade cultural. Por isso, a disseminação dos valores da Cultura de Paz é imprescindível para que a sociedade possa construir um novo paradigma de desenvolvimento. A Cultura de Paz é a alma do reencantamento do mundo, sem ela não haverá mudanças substanciais, equilíbrio planetário e mundos poeticamente habitáveis.

 

 

José Maliska Sobrinho. Biografia. Anterior

José Maliska Sobrinho. Biografia.

Noite das Lanternas encanta mais de quatro mil pessoas em Ipira Próximo

Noite das Lanternas encanta mais de quatro mil pessoas em Ipira

Deixe seu comentário