Ligeirinho
Recado da Comunidade
Na data de 27/11/2010, este Semanário trouxe matéria assim intitulada: Sugestão De Denominação: Que a Guarnição do Corpo de Bombeiros de Capinzal venha a ser denominada Miracy Terezinha Sufredini Wilbert (Miroca). Corpo da matéria: O jornal impresso é a verdadeira imprensa e também está inserido como meio de comunicação, sendo que lhe cabe uma grande responsabilidade, a de se colocar como porta-voz da sociedade, no sentido de levar e trazer informações. Diante disto, estamos lembrando do bom nome de alguém que marcou história em Capinzal, a sempre lembrada Miracy Terezinha Sufredini Wilbert (Miroca). A Miroca, além de ter ocupado a função secretária da saúde de Capinzal, nos governos de Paggi e Thomazoni, por sinal, muito atuante e prestativa, também foi presidente do extinto Lions Clube, depois com a reativação fez parte da diretoria da entidade. Foi Miroca quem sugeriu a implantação de uma guarnição do Corpo de Bombeiros em Capinzal, na época convenceu a presidente do Lions Clube de Capinzal e Ouro, que por sua vez mobilizou a campanha pró-construção, tendo grande participação da sociedade em geral. O tempo passou e o novo presidente do Lions, Ademir Pedro Belotto e sua diretoria auxiliados pelas administrações municipais executaram a obra. Uma justa e merecida homenagem seria denominar a Guarnição de Corpo de Bombeiros de Capinzal, Ouro e região com o bom nome de Miracy Terezinha Sufredini Wilbert (a sempre lembrada Miroca), sendo uma feliz ideia do ex-vereador e empresário Vilson Luiz Farias, defendia por este Semanário, inclusive, ela atuou como bombeira voluntária e sua vida foi uma verdadeira obra de ação social. Agora cabe aos vereadores sugerirem na Câmara Municipal a denominação, já que a burocracia da lei não tem como dar tal distinção em vida. O ex-vereador Gilmar Antonio da Silveira (Guinho do PV) tem um requerimento para que a Guarnição do Corpo de Bombeiros de Capinzal venha levar a denominação Miracy Terezinha Wilbert (Miroca), pelo trabalho que fez para que se tornasse realidade em nosso Município o Corpo de Bombeiros. Os vereadores devem rever a questão, pois na época não foi possível dar o nome de Miracy e agora é sugerido o de Ademir Pedro Belotto, indicado pelo parlamentar Senair Bressan (PMDB).
Questão tarifa de energia elétrica com vencimento em 10/05/2015, valor total a pagar R$ 42,94. Itens cobrados: consumo, adicional Bandeira Vermelha, subtotal, Cosip, subtotal 2. Tributos (incluídos) total a pagar: ICMS, PIS / PASEP e CONFINS. Agora o vencimento em 10/06/2015, chega a ser um absurdo o preço que pode ser irreal e depois justificam bandeira vermelha (para o maior gasto) e horário de verão (economia): R$ 98,06 (mais que dobrou a cobrança, porém, como aumentou o consumo sendo a mesma quantidade de lâmpadas, de eletrodomésticos e outros que bens que consomem e energia elétrica). Veja e tire sua conclusão quanto a nova discriminação do faturamento: Consumo 1 e 2, adicional bandeira vermelha 1 e 2, subtotal 1 e 2. COSIP: correção monetária por atrasos, multa contas e juros contas anteriores. Tributos (incluídos) a pagar: ICMS, PIS / PASEP, CONFINS. Numa desta podem estar botando valendo a mão no bolso dos brasileiros, pois o salário mínimo jamais vai acompanhar essa alta nos serviços de distribuição de energia elétrica, do gás de cozinha, dos combustíveis e muito mais. O povo pode estar na situação de cobaia, isto perante alguns acertos e erros na política social de conduzir o país. A cobrança da Cosip jamais deveria ser paga pelos cidadãos, pois é uma questão de segurança pública a iluminação da ruas, levando em conta que os consumidores já contribuem com Bombeiros e Hospital.
Por incrível que pareça, Capinzal é sede de Comarca e não tem uma logística para o transporte direto de passageiros e nem de encomendas via rodovia (ônibus) direto e por transportadores de fretes. Com isto, a FAEST Editora, que ficou situação à Rua Aparício Ribeiro, 221, centro de Capinzal (SC), depois de uns três anos de plena atividade em território capinzalense, passou a funcionar em São José (SC). De lá poderá fazer serviços para seus clientes de Capinzal e região, pois daqui não tinha como ampliar os negócios devido à falta de logística. Aqui tinha barracão alugado, sendo de 150m2, lá já está pagando aluguel desde terça-feira, 19/05/2015, conto levou todo o parque gráfico. Slogan da FAEST: “Escrever é Crescer”. Chamado: Realize seu sonho, escreva seu livro e nós editamos”. Fones de contato: (49) 3555-6986, Onde você se surpreende com às impressões, prevalecendo a rapidez e qualidade. A FAEST Editora faz: livros, agendas, cadernos, revistas, catálogos, encartes, banners, calendários, imã para geladeira, convites para aniversário / para casamento e formatura, folders e lâminas, xerox (p/b e color), adesivos, cartão de visita, ainda criam sua arte sem custo adicional, enfim, tudo na área de impressão. Outro município da Comarca de Capinzal que não tem uma logística, é Piratuba apesar de uma rede hoteleira de primeiro mundo e suas termas com fama nacional e internacional.
Chega de ser engraçado, os projetos de leis são analisados, votados, aprovados, sancionados e entram em vigor, porém, muitas vezes o povo não sabe de seus direitos e obrigações, até porque muitas Prefeituras, Câmara de Vereadores, enfim, repartições públicas, entidades e associações representativas, inclusive, outros mais deixaram de publicar na imprensa impressa, no máximo o fazem no Diário da União ou em jornal diário, não sabendo a força que tem os Semanários quanto abrangência, tiragem e aceitação. Por incrível que pareça nas sessões quando algum ato é aprovado, é lido e escrito assim: entra em vigor na data de sua publicação, registre-se, publique-se e cumpre-se. Não é bem assim, antes de ser publicado, vai parar em mural e postado numa página na Internet que dizem ser portal da transparência, mas pouco se encontra e difícil de localizar algo que interessa, ainda o acesso não é o que se pensa. Publicar é na imprensa (jornal impresso) e não como estão fazendo nos últimos tempos, o que resulta em sonegação de informação alegando baixo custo.
Parabéns ao vereador Adriano Zocoli por outorgar o Título de Cidadão Honorário de Capinzal ao médico aposentado Dr. Vicente de Paulo Zanini Louzada, com a aprovação dos demais edis, em sessão solene na noite de 15 de Maio de 2015. Curriculum Vitae de Dr. VICENTE: 1.Faculdade de Farmácia da UFRGS – formado em 1953. Na ocasião, recebeu o prêmio Carvalho de Freitas; 2. Faculdade de Medicina da UFRGS – formado em 1963. Recebeu título de Doutor em Medicina com defesa de Tese; 3. Médico socorrista do Hospital de Pronto Socorro, de Porto Alegre entre 1964-1965; 4. Hospital Nossa Senhora das Dores, de Capinzal, onde trabalho sozinho entre 1965-1972. 5. Hospital São José, de Capinzal, onde trabalhou junto com Dr. Celso Carlos Ribeiro dos Santos entre 1976-1983. 6. Médico concursado do Posto de Saúde de Ouro – o primeiro médico do posto – entre 1981-1994. 7. Médico concursado do INSS de Joaçaba, entre 1983-1994. 8. Exerceu, entre 1965 até 1994, atividade como médico em seu consultório. 9. Foi presidente do Lions Club de Capinzal, em 1974. 10. Foi membro do Conselho da Cristandade de Capinzal, entre 1974-1977.
O vereador Jegue até pode ser considerado polêmico, mas vota favorável nos projetos bons para Capinzal e sua gente, ainda fazendo requerimentos, indicações, pedidos de informações, moções de aplauso – apelo, enfim, está fazendo a sua parte de bem representar os munícipes na Câmara Municipal. Jegue vem sendo atuante, pois toda sessão usa do expediente do Vereador para fazer a formalidade e também sabe usar muito bem a palavra livre, no sentido de poder levar a informação aos munícipes e ajudar para que Capinzal prospere e cresça de maneira ordenada e seja autossustentável.
Deixe seu comentário