Poder Legislativo de Capinzal

Expediente dos vereadores na sessão ordinária de terça-feira, 18 de setembro
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Capinzal ocorreu na terça-feira, 18 de setembro, com início às 19h, tendo uma duração de apenas 26 minutos, sendo presidida por Andevir Isganzella (PT).
A 31ª sessão plenária da 4ª sessão Legislativa e da 16ª legislatura na qual foi discutida, aprovada na integra por unanimidade e assinada a Ata nº2.686, referente a reunião do dia 11 de setembro de 2012. Também dentro dos trâmites legais do Regimento Interno da Câmara Municipal foram lidas as correspondências recebidas e expedidas.
Na Ordem do Dia nada constava em termos de projetos para serem discutidos, da mesma forma nada constava para o Expediente dos Vereadores, então a Presidência da Casa Legislativa comunicou que a vereadora Nilva Maria Thomazoni (PP) estava de aniversário na terça-feira, 18 de setembro, então parabenizaram, desejaram saúde e prosperidade à mesma. Lembrou o Presidente que na data de 22 de setembro é comemorado o Dia do Contador, então reconheceram os serviços prestados na Câmara Municipal por Henrique Varela Paim (diretor financeiro). Também convocou a todos os vereadores para a audiência pública a ser realizada no dia 25 de setembro, às 17 horas, sobre as metas fiscais do segundo quadrimestre de 2012, e logo em seguida começa a sessão dos vereadores mirins, já às 19 horas reunião da Câmara Municipal.
Quando aos quatro minutos e trinta segundos o Presidente anunciou quem iria se inscrever na Palavra Livre, então os vereadores Aldair Brandão (Penteado) e Rogério Biazotto (ambos do PSD), mais a vereadora Nilva Maria Thomazoni (PP) se retiraram justificando ter cumprido a Ordem do Dia.
PALAVRA LIVRE:
RAFAEL DALAVEQUIA (DEM) – Cumprimentou a imprensa (O TEMPO – um jornal de fato) por prestigiar mais essa sessão a exemplo dos cidadãos que marcaram presença na reunião como forma de valorização dos vereadores e também para obter conhecimento. Parabenizou a vereadora Nilva pelo transcorrer de seu aniversário, desejando-a muita saúde, felicidade e muitos anos de vida. Também parabenizou o diretor financeiro da Câmara Municipal, o funcionário Henrique Varela Paim, pelo dia do Contador, pois conhece o mesmo há muito tempo, pois gosta de tudo certinho, ou seja, de forma exata, pois admira o seu trabalho e o profissionalismo. Comunicou que um convite do Ministério Recomeçar (igreja) veio para a Câmara convidando a todas as autoridades políticas e seus familiares para participarem no dia 23 de setembro de um culto no antigo cinema, com o tema: “Trabalho com o mais alto nível de dignidade humana”.
MOISÉS LOPES (BRUXO) do PMDB – Em suas caminhadas pelos loteamentos Pôr do Sol e no Santa Maria, foi solicitado por alguns moradores da Rua Carmelo Zocolli que parte da mesma seja pavimentada com alfalto e que venham a construir passeios públicos para maior segurança dos pedestres. Também se faz necessário asfaltar parte da Rua Vilson Bordin, já que o calçamento está liso em dias de chuva, sendo que a Prefeitura se prontificou de fazer as benfeitorias necessárias. Tanto nas ruas Martinho Chaves e João Oliveira Bronze, ainda a Silvio Zenere os moradores pedem quebra-molas, sendo que cabe ou não atender ao pedido ao Conselho de Trânsito, pois por falta de área de lazer as crianças brincam na via pública.
ITACIR MASSUCATO (PMDB) – Disse que até parece que acabou o mandato, pois poucos vereadores permanecem até o final da sessão, sito em respeito ao pagamento que cada um recebe mensalmente. Presenciou na Prefeitura a entrega de uma ordem de serviço de uma pequena obra e de grande importância para o loteamento Fernanda, sendo o término de uma escadaria que possibilitará interligar todas as ruas da comunidade e também favorece o acesso até a Estrada Velha. Outra empresa tinha vencido a licitação, porém, abandonou a obra, no entanto, recebeu pelo serviço prestado até então. A indicação da escadaria foi do Vereador Massucato, o qual agradece o atendimento de seu pedido, sendo que a obra deverá estar executada dentro de duas semanas. Ouviu no meio de comunicação falada que o monitoramento por câmeras no centro da cidade foi uma indicação do Presidente da Câmara Municipal e do vereador Moisés, sendo uma ação muito importante para o Município. Segundo Massucato, ao ouvir o meio de comunicação falada o Presidente reclamava por fazer um ano que fizeram a indicação, porém, acha se os mesmos foram atrás e conseguiram fazer valer o pedido, no entanto, um ano não foi muito tempo para que a administração pública pudesse chegar até a ordem de serviço. Fica tudo muito bonito falar na imprensa, pois acha que todo o povo ouve e pensa daquela forma e acaba ficando uma imagem negativa. Massucato comentou que há pouco tempo teve vereadores que foram para a imprensa, os quais pediram obras no passado e hoje estão sendo feitas no sentido de melhorar a qualidade de vida do povo. Conforme Massucato estão tentando distorcer os fatos, mas a comunidade é inteligente e sabe o que foi feito, porém, estão falando errado e tentando induzir ao erro, pois acredita que deve ser feita uma mudança para não ter um contra-ataque. ANDEVIR - Como foram citados Bruxo e Isganzella, o Presidente usou da palavra dizendo que só se manifestou porque a Prefeitura alegava não ter dinheiro para implantar o sistema de monitoramento da cidade, portanto, não teve nenhuma inverdade.
AILTON THOMAZ DE VARGAS (PMDB) – Informou que a demora na implantação do sistema de monitoramento era um entendimento com a Policia Militar, pois será ela que prestará os serviços através do meio eletrônico, pois na época tinha poucos policiais para tanto. Está feliz com a entrega das ordens de serviços (escadaria no loteamento Fernanda, ginásio de esportes no distrito de Alto Alegre, asfalto na Vila União e Vista Alegre), mas lamenta dizerem que são obras eleitorais, mas é possível fazer no momento que dá para executar. Como os prefeitos foram se sucedendo e realizando ações e serviços na cidade, agora se pode também fazer pelo interior do Município. Encerrou dizendo que o quatro vereadores do PMDB permanecem até o final das reuniões, enquanto muitos outros vão embora e não dão a mínima, pois nada custa ficar mais uns minutos na reunião, pois agora sem a participação na rádio saem antes.
SENAIR BRESSAN (PMDB) – Disse que quando as emissoras de rádio faziam a cobertura das sessões da Câmara, quando certos vereadores falavam certas mentiras para o povo. Lamentou no horário político gratuito certas inverdades levadas para a população, pois se tem obra parada por falta de recursos ao governo federal, disse que o Presidente da Câmara que é do PT deveria ter solicitado uma ação para o prosseguimento do benefício. Falou que tanto a rodoviária quanto a Delegacia de Polícia foram aprovadas na Câmara as construções na cidade alta e agora em horário eleitoral gratuito se dizem contra. Conforme Senair tem que se falar, mas deve-se falar a verdade para a população.
Foto comprovando a realização da sessão ordinária de interesse público.
Deixe seu comentário