logo RCN

Política

  • - Andevir e Farias x Leoni e Dorini.

O TEMPO ? um jornal de fato entrevista candidatos da chapa majoritária de Capinzal

As perguntas feitas e as respostas dadas, agora cabe a você eleitor decidir, porém, antes analise a intenção de cada candidato e depois dê o voto de confiança sem influência da política partidária, e sim, faça a sua parte e a cidadania agradece por usar da razão.

 

 

RENOVA CAPINZAL PT – PP – PSDB – PcdoB – PDT – DEM e PSD

Candidato a prefeito: Andevir Isganzella (PT)

Candidato a vice-prefeito: Wilson Luiz Farias (PP)

 

Uma das responsabilidades do prefeito é dar ampla divulgação de seus atos. Em seu governo os decretos, portarias, balancetes, enfim, os atos oficiais serão restrito a publicação em diário oficial eletrônico e serão colocados num mural ou na imprensa escrita? Justifique levando em conta que as leis vêm sendo criadas, aprovadas, sancionadas, entram em vigor e a maioria da população não sabe de seu direito e obrigação, pois é deixado de inserir em jornal. R.: A publicação dos atos administrativos e das leis municipais serão feitas na imprensa oficial à luz do princípio constitucional da publicidade. Além da divulgação nos jornais escritos e falados, vamos criar um portal da transparência onde serão divulgados todos os gastos, licitações e aquisições da prefeitura.

 Se por um lado o estacionamento rotativo possibilitou encontrar vagas, por outro lado nos dias de pagamento da grande agroindustrial o trânsito na minúscula área comercial vira um caos, também no dia de chuva a situação é a mesma. Sendo que a maioria vai receber o pagamento e pagar as contas. O que o futuro prefeito e as entidades representativas pretendem fazer para solucionar ou amenizar o problema do engarrafamento no trânsito? R.: Temos uma proposta clara no nosso Plano de Governo, de amenizar este problema. Vamos levar para a Cidade Alta os serviços essências, como um Balcão do Simae, da Prefeitura, incentivar, farmácias, lotéricas e agencias bancarias para a cidade alta. Os serviços estão muito concentrados em uma pequena área comercial, precisamos descentralizar, além disso, depois que assumirmos fazer um estudo com técnicos para que isso seja solucionado.

O monitoramento servirá para se antecipar aos roubos ou para fazer valer a indústria da multa? Levando em conta que os carros andam lentos demais nas ruas centrais, então quem ultrapassar poderá ser multado por tentar despachar o trânsito. Justifique. R.: Há dois tipos de monitoramento, câmaras de vídeo que vai monitorar a questão da criminalidade, roubos, assaltos, depredações, violência, o que vai deixar mais segura a cidade inibindo a ação de criminosos e vândalos e outro que monitora o trânsito inclusive mostrando em tempo  real acidentes, congestionamentos e outros problemas, também carros irregulares, roubados etc. Quanto a questão das multas vai de se estabelecer critérios de velocidade adequando a necessidade de mobilidade versus velocidade excessiva que pode provocar acidentes, ai é questão de bom senso.

Elabore duas perguntas de livre iniciativa, dê a resposta ou deixe para a coligação opositora responder na outra edição ou imediata em nosso site. R.: Nesta reta de campanha, onde os ataques são mais forte nos programas eleitorais qual será a minha postura, como candidato a prefeito?

COMO DIZ BARACK OBAMA "Nós podemos discordar sem discórdia". E nós não concordamos com a maneira que se vem adminitrando Capinzal, deixando para os meses das eleições fazerem obras que poderiam serem feitas antes e pontuar com projetos as maiores necessidades do Municipio, como: saúde, habitação, estadas, falta de opção para o jovens e anunciar, que as grandes mudanças se aproximam. Nós vamos vencer ESSAS eleições e depois VAMOS fazer o simples.

E o que é fazer o simples? Fazer o simples, como disse o nosso grande presidente Lula, é fazer o básico pro povo, é dar condições e oportunidade de trabalho, uma boa renda para que ele comece a segunda-feira feliz, é botar o filho numa escola de qualidade, e ver ele voltar, seguro  para os braços dos pais, QUE MORAM NUMA CASA que é sua.  Fazer o simples é DAR AO JOVEM educação e oportunidade de emprego, e locais para se divertirem longe dos males que afligem esta geração.

Fazer o simples é dar às pessoas na hora que elas mais precisam, que é no momento da doença, bons médicos, bom atendimento sem filas, sem ter que mendigar e implorar por consulta, exames e medicamentos. Cuidar dos nossos idosos, incentivar o comércio a indústria, a agricultura, e gerenciar com honestidade e transparência o dinheiro que vem DO POVO.

       Pergunta para a Coligação Frente Democrática Responder. O Programa do 15 fala em exaustão na minha inexperiência, gostaria que a Coligação Frente Democrática respondesse  se o vice Nilvo Dorini, ex-prefeito por dois mandatos, foi um bom prefeito, sim ou não? Qual a experiência que ele tinha antes de ser prefeito? Se ele foi presidente da Câmara, e quais os critérios que a referida Coligação se utiliza para dizer que eles tem experiência e nossa nominata a majoritária não?

 

 

 

FRENTE DEMOCRÁTICA POPULAR (PMDB/PV/PR/PTB)

Candidato a Prefeito: LEONIR BOARETTO (PMDB)

Candidato a Vice-Prefeito: NILVO DORINI (PMDB)

 

Uma das responsabilidades do prefeito é dar ampla divulgação de seus atos. Em seu governo os decretos, portarias, balancetes, enfim, os atos oficiais serão restrito a publicação em diário oficial eletrônico e serão colocados num mural ou na imprensa escrita? Justifique levando em conta que as leis vêm sendo criadas, aprovadas, sancionadas, entram em vigor e a maioria da população não sabe de seu direito e obrigação, pois é deixado de inserir em jornal. R.: Entendemos que não é a modalidade do veículo de comunicação (impresso ou eletrônico) que vai determinar ou garantir o cumprimento dos direitos do cidadão estabelecidos em lei e, sim, a efetiva aplicação de tais dispositivos. Até por que, atualmente, não se utiliza apenas um tipo de mídia para publicação dos atos oficiais e a publicidade institucional e, sim, as diversas mídias disponíveis, tais como portal eletrônico, rádio, televisão, jornal, comunicação visual nas suas mais variadas formas e, no caso do Município, também o Mural Público. Entendemos que a publicidade dos atos de gestão, por ser princípio constitucional da administração pública, deve seguir os mais amplos e irrestritos meios de divulgação com o objetivo de atingir se não a totalidade, mas a maioria de sua população.

 Se por um lado o estacionamento rotativo possibilitou encontrar vagas, por outro lado nos dias de pagamento da grande agroindustrial o trânsito na minúscula área comercial vira um caos, também no dia de chuva a situação é a mesma. Sendo que a maioria vai receber o pagamento e pagar as contas. O que o futuro prefeito e as entidades representativas pretendem fazer para solucionar ou amenizar o problema do engarrafamento no trânsito? R.: As principais metas do Plano 15 para equacionar o problema de congestionamento e desafogar o trânsito na área central é a construção da terceira ponte sobre o Rio do Peixe e a implantação do contorno viário da SC-458, ligando a região do Caravággio, em Ouro ao trevo da BRF, na Cidade Alta, passando por Linha Alto Residência e São Roque, esta última já garantida pelo Governador Raimundo Colombo para o lote seguinte de obras rodoviárias a serem contratadas pelo Estado. Esta é uma luta do PMDB de Capinzal, através do deputado Titon, do prefeito Leonir Boaretto, do vice Sérgio Helt, do futuro vice Nilvo Dorini, enfim, de todas as nossas lideranças. Este é, também, um compromisso assumido pelo Governador Raimundo Colombo conosco e com Capinzal. Entendemos que estas obras são estruturais, isto é, determinantes para a melhoria da mobilidade urbana em nossa cidade. E será uma de nossas principais bandeiras em nosso futuro governo, ao lado do companheiro Dorini.

O monitoramento servirá para se antecipar aos roubos para fazer valer a indústria da multa? Levando em conta que os carros andam lentos demais nas ruas centrais, então quem ultrapassar poderá ser multado por tentar despachar o trânsito. Justifique. R.: O sistema de videomonitoramento que estamos implantando é para efetivar a segurança pública preventiva em nossa cidade. Trata-se de uma reivindicação de grande parte da sociedade que estamos atendendo, com recursos próprios da municipalidade. O nosso objetivo é expandir gradativamente o sistema, de modo a ampliar aos poucos a área de cobertura e levar este benefício da segurança preventiva também aos nossos bairros. Em hipótese alguma se trata de dispositivo eletrônico para criar ‘indústria de multa’, nunca se pensou nisso, até porque não se destina (apenas) à fiscalização do trânsito e, sim, para a segurança preventiva da nossa cidade. É claro que, como será operado pela Polícia Militar, quem for flagrado cometendo irregularidades deverá ser punido na forma da lei.

Elabore duas perguntas de livre iniciativa, dê a resposta ou deixe para a coligação opositora responder na outra edição ou imediata em nosso site.  Pergunta: Qual a situação atual envolvendo a construção do Laboratório do Consórcio CISAM? Em referência à obra do laboratório CISAM – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental, a Coligação Frente Democrática Popular informa, inicialmente, que o Consórcio CISAM é composto por 14 Municípios de nossa região e que o projeto de engenharia foi elaborado pelo Governo Federal através da FUNASA. Logo no início da obra foi constatada a impossibilidade de realizar as fundações nos moldes propostos do projeto já que o aterro que foi feito no terreno inviabilizava pilares e mesmo sistema de bate estaca. Assim, foi necessária a alteração do projeto inicial, sendo necessária a confecção de sistema de tubulões, situação que encarece a obra em relação ao projeto inicial. Assim, a Controladoria Geral da União (CGU), no exercício de seu poder/dever de fiscalizar, esteve em Capinzal e instaurou processo de investigação para apurar a efetiva necessidade de alteração do projeto. Como a verba é federal, quem investiga as supostas irregularidades é a Polícia Federal e não a Polícia Civil. Quando a Polícia Federal esteve na obra verificando as condições, constatou a existência de alguns problemas, tais como o assentamento de material cerâmico de forma desalinhada, algum ponto de ferragem exposta, muitos desses problemas decorrentes de paralisação da obra por 12 meses, em razão da falta de repasse pelo governo federal. A partir daí, o Ministério Público Federal ingressou com demanda cautelar para o fim de que a obra fosse paralisada possibilitando a realização de perícia técnica, a fim de investigar se existem problemas estruturais e se existe superfaturamento na obra. No referido processo foi deferida liminar para paralisação da obra, bem como foi deferida a realização de perícia técnica. O Laudo Pericial já foi apresentado no processo, tendo concluído pela efetiva modificação do projeto por causa da necessidade de alteração da fundação da obra, bem como pela prática de preços de mercado, ou seja, pela INEXISTÊNCIA DE SUPERFATURAMENTO na obra.

Outra situação que merece destaque é que a perícia concluiu que se a obra ficar parada por mais tempo podem ser agravados problemas na mesma, ou seja, a obra teria que continuar. Desta forma é prudente que os adversários parem de procurar “cabelo em ovo” a fim de não atravancar a retomada das obras, que poderá ocorrer após a manifestação das partes sobre o Laudo Pericial apresentado, bem como após audiência que o Município estará buscando junto à Justiça Federal. Deve ser dito ainda que os adversários podem esquecer que tentar atribuir qualquer culpa ao Município de Capinzal no caso concreto, eis que existe fiscalização da obra devidamente contratada pelo CISM para tal e, cada pagamento efetivado à construtora responsável somente ocorreu após as medições e fiscalização por engenheiro civil contratado para tal. Assim, os habitantes de Capinzal podem ficar tranquilos quanto à situação da obra em questão, tratando-se de mais uma situação em que os adversários, sem propostas efetivas para apresentar, buscam criar factoides ou mesmo potencializar situações para buscar lucro político, sem importar, para tanto, se a atitude pode resultar em prejuízo aos munícipes, já que a eles, inconsequentes que são, o que importa, unicamente, é o resultado imediato pouco importando os reflexos de suas atitudes.

 

 

Ouro Anterior

Ouro

Poder Legislativo de Capinzal Próximo

Poder Legislativo de Capinzal

Deixe seu comentário