Poder Legislativo de Capinzal

Expediente dos vereadores na sessão ordinária de terça-feira, 29 de maio
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Capinzal, terça-feira, 29 de maio, foi presidida por Andevir Isganzella (PT).
Os vereadores que se escreveram para fazer as indicações foram:
Enio José Paggi (DEM) – Solicitou urgência na limpeza, patrolamento e britagem da Rua Pedro Rafael Favorito, no loteamento Tio Dida. Justificativa: Em períodos de chuva a dificuldade é a lama e em dias secos o transtorno é a poeira, então pediu que a mencionada rua também seja incluída nos 100% das vias públicas que irão ser pavimentadas no Município.
Ailton Thomaz de Vargas (PMDB) – Requereu que seja feita uma reforma na Feira Livre e no acesso até a mesma, e que se estenda os serviços de comercialização dos produtos hortifrutigranjeiros também na cidade alta.
MOÇÃO DE APLAUSOS: Rogério Biazotto (PSD) – Fez uma moção de aplausos para O TEMPO – um jornal de fato, em nome dos irmãos Azevedo (Enio diretor geral, e Aldo jornalista, e equipe de trabalho) pela divulgação do expediente da sessão ordinária da Câmara Municipal. A mencionada informação acompanha com foto de cada vereador que se manifesta, sendo uma iniciativa própria do jornal, o que muito vem repercutindo na cidade, pois as pessoas até passaram a entender melhor o trabalho dos vereadores. A moção foi aprovada por unanimidade, demonstrando a importância em tornar público o expediente dos vereadores na imprensa escrita, devido a sua formalidade quanto ao descrito, pois jamais o evento apaga.
MOÇÃO DE APELO: Andevir Isganzella (PT) – O Poder Legislativo de Capinzal em nome de todos os vereadores fez uma moção de apelo devido a problemática da situação da suinocultura no Estado de Santa Catarina, consequentemente, em nível de país, com encaminhamento a Secretaria da Agricultura estadual, no sentido de dar atenção a crise que passa essa atividade rural. Na moção de Apelo é sugerida reuniões regionalizadas, no sentido de encontrar uma solução cabível e aceitável para o setor de produção em suinocultura. Moção aprovada também por unanimidade e que terá o devido encaminhamento.
VEREADORES INSCRITOS QUE USARAM DA PALAVRA LIVRE FORAM:
Andevir Isganzella (PT) fez uso da Tribuna Popular – Comunicou que na terça-feira, 29 de maio, tiveram mais uma sessão da Câmara Municipal dos Vereadores Mirins, sendo que tais estudantes vêm atuando da melhor maneira possível, fazendo indicações, moções, requerimentos e sabem muito bem usar da Palavra Livre, o que é um excelente trabalho em prol da comunidade. Parabenizou ao Prefeito que mandou um envelope para vereador mirim, justificando ou dando encaminhamento de cada pedido feito, enfim, deu explicações como forma de resposta. Por outro lado, demonstrou seu descontentamento com o Prefeito pelo fato de mandar resposta dos pedidos dos vereadores, ou seja, não sabem se será atendida ou rejeitada a solicitação. De um lado o Presidente do Legislativo fez um elogio e de outro uma crítica construtiva ao Prefeito. Quanto a Rua Adelmo Biavatti, não vê problema nenhum em asfaltar a mesma, até porque irá pavimentar todas as vias públicas do Município, porém, que desse a mesma atenção a Rua José Marsaro a qual está trancada (sem acesso). Também solicitou asfaltamento da Rua Vilson Bordin, entre a Igreja Matriz e a Canônica, devido a falta de aderência do calçamento e caminhões enroscam ao sair e entrar pela Rua Aparício Ribeiro.
Moisés Lopes – Bruxo (PDMB) – A localidade de Capitel Santo Antonio lhe solicitou que cobre a iluminação pública na guarita do transporte escolar e também na comunidade em si. Que a Prefeitura sinalize a Rua Romeu Gasser no sentido de evitar que carros provoquem acidentes ou sejam envolvidos em acidentes, por se tratar de uma via sem saída. Comentou que os moradores do Loteamento Lanhi estão contentes com a pavimentação asfáltica, mas querem um melhor acesso na interligação da Vila 7 de Julho com a mencionada comunidade onde residem. Novamente cobrou a pavimentação asfáltica das ruas José Marsaro e Vilson Bordin.
Itacir Massucato (PMDB) – Disse da importância do resumo feito pelo O TEMPO – um jornal de fato em levar a informação do expediente dos vereadores, então parabenizou pela iniciativa e serviços prestados, inclusive, sugeriu que a Câmara Municipal pague por tal espaço, até porque é público o que falam os parlamentares e o povo deve ter tal conhecimento, até porque está gravada cada sessão do Legislativo. Falou sobre a pavimentação asfáltica que liga Capinzal e Ouro, sendo que o anel viário fica para a segunda fase do convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o que vai ser feito na segunda ou terceira etapa da obra. Fez um breve comentário de que o Tribunal de Contas de Santa Catarina julgou irregular as contas da Associação Desportiva Cultural da localidade de Vila Anchieta (de Capinzal), pedindo a devolução dos recursos de R$ 2 mil com juros e correção monetária, estabelecendo uma multa de R$ 2 mil para o presidente da entidade da época, devido a não prestação de contas para os fins específicos em tempo hábil em no ano 2003, ficando impossibilitada receber subvenções sociais.
Ailton Thomaz de Vargas (PMDB) – Justificou o seu voto em favor do aumento salarial do prefeito, vice-prefeito, dos secretários e diretores municipais, também porque voltou contra a reposição dos vencimentos dos vereadores. No seu modo de entender a sociedade espera muito dos vereadores, mas segundo ele, os vereadores não têm muita força, já o prefeito, os secretários e diretores exercem grande responsabilidade pelos seus atos e da equipe de trabalho. Justificou assim os salários: Nós não temos aquele compromisso que tem o prefeito, secretários e diretores. Finalizou dizendo que tem vereador qualificado, mas é preciso um estudo para tanto, porém, concorda que o vencimento é pouco para o serviço prestado.
Senair Bressan – Sena (PMDB) – Convidou a todos os vereadores para participarem na quarta-feira, 30 de maio no gabinete do Chefe do Executivo, do ato de entrega das ordens de serviços da pavimentação das ruas do Loteamento Maiara e de reforma do posto de saúde do Loteamento São Luiz. Parabenizou a Secretaria da Educação e Cultura, referente uma semana da mostra de dança que está sendo realizado no Centro Educacional Prefeito Celso Farina. Falou sobre o que considera propaganda extemporânea o Outdoor na cidade, sendo ordenada a retirada pela justiça eleitoral, consequentemente a Prefeitura auxiliou para tanto e arcou com o custo, sendo que as insinuações eram indiretas contra o poder público visando o pleito eleitoral.
Nilva Thomazoni (PP) – Como vem sendo muito comentada a pavimentação da Rua Adelmo Biavatti, ao lado da empresa Saybor Carnes, sugeriu a indicação que na mesma seja implantado o sistema de estacionamento de veículos, já que é uma via pública central, inclusive, construir uma ponte para servir de travessia na interligação também das ruas Dona Linda Santos e a Presidente Nereu Ramos. Massucato pegou um gancho, dizendo que tinha comentários dando conta da existência de um mapa muito antigo situando uma ponte sobre o mencionado rio, porém, com o passar do tempo foi procurado e nada foi encontrado em termos de um documento formal, porém, pelo imóvel que solicitam a passagem é da família D’Agnolluzzo. Foi procurado por cidadãos reclamando que vão de madrugada tirar ficha de atendimento no posto de saúde, os quais solicitaram que se coloque um vigilante noturno nas mediações para dar mais segurança pública.
Enio José Paggi (DEM) – Disse da importância para a sociedade O TEMPO – um jornal de fato estar levando a informação do expediente dos vereadores, levando ao conhecimento daquilo que cada parlamentar solicita e sugere ao poder público em prol da sociedade. Parabenizou o Prefeito e o diretor de Urbanismo da Prefeitura, por ter nivelado a boca-de-lobo sugerida no cruzamento das ruas Dona Linda Santos e Angélica Maria Almeida. Também foi solidário ao pedido de Bruxo e de Isganzella, para que seja asfaltado toda ou parte da Rua Vilson Bordin, visando melhorar o acesso ao hospital, escola e outros pontos mais, devido o calçamento ter perdido a aderência e acaba os carros patinando nos dias de chuva. Em conversa com várias pessoas, levou a sugestão caso não tenha como agendar ficha de atendimento no posto de saúde, que pelo menos quando algum cidadão for apresentar qualquer exame (retorno), que não seja exigido nova ficha para que o mesmo enfrente fila de madrugada para poder alcançar o benefício. Paggi elogiou em parte o plano de cargos e salários adotado pela Prefeitura, mas por outro lado, foi prejudicial aos aposentados e aqueles que estão para se aposentar, pois não foram enquadrados nas letras corretamente, então vai sugerir alguma mudança na próxima reunião.
Aldair Brandão – popular Penteado (PSD) – Solicitou que seja construída uma ponte sobre o Rio Capinzal, para que dê sequência à Rua Adelmo Biavatti, ao lado da empresa Saybor Carnes, possibilitando o acesso à Rua Presidente Nereu Ramos. Justificativa: Com a construção da ponte sobre o mencionado rio, no trajeto da Rua Adelmo Biavatti, também dá acessos as ruas Dona Linda Santos e a Pres. Nereu Ramos, facilitando o livre trânsito no centro da cidade. Parabenizou a Fundação Municipal de Esportes por fazer o transporte de equipe de futebol de Capinzal para a localidade de Linha Caravággio (Ouro/SC), então o benefício deve ser extensivo as demais agremiações capinzalenses.
Rogério Biazotto (PSD) – Informou que as ruas Adelino Susin e Justina Scapim, na Vila 7 de Julho, há 30 anos os moradores estão pisando no barro e continuam esperando pela pavimentação. Justificou que no loteamento Colina são quase mil pessoas que se beneficiam da iluminação pública, e não apenas o vereador Biazotto como foi informado em emissora de rádio local, pois quem assinou a ordem de serviço foi o Prefeito na intenção de beneficiar a comunidade. Biazotto também cobrou a readequação das ruas e de passeios da cidade, sendo algo que faz necessário, jamais justificar que a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite atender certos serviços que se fazem necesaário e são de direito do cidadão.
Obs: Acesse o site de O TEMPO – um jornal de fato para melhor informação com vídeo e sonora da sessão ordinária.
Deixe seu comentário