logo RCN

Política

  • - Farias e Andevir x Leoni e Dorini.

O TEMPO ? um jornal de fato entrevista candidatos da chapa majoritária de Capinzal

 

As perguntas feitas e as respostas dadas, agora cabe a você eleitor decidir, porém, antes analise a intenção de cada candidato e depois dê o voto de confiança sem influência da política partidária, e sim, faça a sua parte e a cidadania agradece por usar da razão.

 

 

FRENTE DEMOCRÁTICA POPULAR (PMDB/PV/PR/PTB)

Candidato a Prefeito: LEONIR BOARETTO (PMDB)

Candidato a Vice-Prefeito: NILVO DORINI (PMDB)

 

É público e notório que é grande o número de usuários de drogas ilícitas, então o que fazer em termos de recuperação dos viciados e no combate aos traficantes? R.: A segurança pública é competência geral do Estado, bem como o combate ao tráfico e aos traficantes. O que temos cobrado de forma incessante junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública é a designação de maior efetivo policial para a nossa cidade e nos últimos tempos, fomos atendidos com a vinda de mais soldados e, inclusive, de um oficial para comandar a corporação militar local. Mas a Administração Municipal também desenvolve ações complementares com investimentos para a melhoria da segurança pública. Exemplo disso é o convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública para o serviço ostensivo de rádio patrulha por parte da Polícia Militar, cujos recursos repassados pelo Município são empregados na manutenção das viaturas e na sede da PM. Entre as metas da segurança pública previstas no nosso PLANO 15, consta a criação da Guarda Municipal, como instrumento de apoio às forças de segurança pública do Estado para garantir mais segurança a nossa população. Além de fazer a segurança preventiva nas ruas, a Guarda Municipal também atuará na vigilância permanente do patrimônio público municipal. Outro fator importante são as câmeras do sistema de videomonitoramento na área central, que já iniciamos a instalação, com recursos próprios da municipalidade. O sistema de vídeo monitoramento será uma importante ferramenta para auxiliar o trabalho da polícia e vai inibir a ocorrência de vários delitos, inclusive o tráfico. Trata-se de um investimento importante para a segurança preventiva da população. Com esta ação estamos atendendo uma necessidade da comunidade, reivindicada pelos nossos empresários e entidades. Os pontos de instalação das câmeras foram definidos conjuntamente entre as entidades e a polícia. No próximo ano, eu e o companheiro Dorini queremos ampliar o sistema, instalando mais equipamentos, para ampliar a área de atendimento. Outra meta do nosso PLANO 15 é viabilizar parceria com a região para criação de programa de combate ao uso do crack e para apoio à recuperação do dependente, incluindo assistência ao núcleo familiar com trabalho de reinserção após o tratamento.

É válido realizar almoço, chás, matinê dançante e outros eventos para a terceira idade. E o que tem de proposta para promover entretenimento, passatempo e lazer para a juventude, principalmente nos finais de semana e nos feriados? Levando em conta que os capinzalenses têm de ir para outros centros para poder se divertir. R: Muitas são as ações que estão em andamento e são prioridades do governo 15. Temos um espaço privilegiado que é a Área de Lazer Arnaldo Favorito, na qual já revitalizamos toda a parte de iluminação e construímos o Centro Multiuso com capacidade para abrigar a 1.200 pessoas. Neste período estamos trabalhando no local com a tubulação da rede de esgotamento sanitário e, tão logo seja concluído, conforme consta no Plano 15, com o projeto já elaborado, será executada a revitalização total de todos os equipamentos esportivos e a recomposição do asfalto para o bom uso de crianças, jovens, adultos e idosos. Além disso, criaremos o programa “Esporte e Saúde”, para que profissionais de educação física e da Saúde acompanhem e orientem atividades físicas à população em pistas de caminhadas, praças, parques e academias ao ar livre. Já licitamos duas academias ao ar livre para implantação na Área de Lazer e no Loteamento Parizotto. Outras academias serão implantadas em outros loteamentos durante o nosso mandato. Cito ainda, nosso Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, que já tem a pista de MotoCross e estamos viabilizando, juridicamente, meios legais para que possamos abrir aos finais de semana para uso de jovens que praticam este esporte e ainda, este é o local ideal para realização do campeonato de som automotivo. Outra ação importantíssima que é meta do Plano 15 é fortalecer o Conselho Municipal da Juventude para que, junto com a Administração, possa discutir políticas e implementar espaços e eventos de lazer. Entendemos que não existe receita pronta, pois são os jovens que devem apontar as ideias e necessidades e ao governo cabe executá-las. A exemplo do carnaval, antes de qualquer coisa, tem que ouvir a juventude para que ela decida a forma de sua realização. É assim que sempre fizemos. Esse é o nosso jeito de trabalhar. É a comunidade que aponta as prioridades. Ao prefeito cabe a sua implementação. Neste caso, é o jovem quem deve manifestar a vontade através do Conselho, para definir as políticas voltadas a juventude, tanto do interior quanto da cidade.

Deposita confiança em pesquisa eleitoral ou na proposta de trabalho e na sua atuação ao longo do tempo na sociedade para poder vencer as eleições municipais? Justifique. R.: Estou na vida política desde os 19 anos de idade quando fui eleito vereador durante 10 anos. Fui secretário municipal, vice-prefeito e prefeito. Da mesma forma, o companheiro Dorini que foi vereador e prefeito por dois mandatos. Tenho uma caminhada de 30 anos de trabalho prestado à comunidade e tenho orgulho disso, pois durante todos esses anos de atuação, sempre tive humildade e sabedoria para ouvir a população. Nos últimos anos, como prefeito, realizamos muito, juntamente com meu vice, Sérgio Helt e nossa equipe de trabalho, por este município. Fizemos aquilo que a população reivindicou. Nosso candidato a vice, o Dorini, também pode se orgulhar em dizer que, juntos, transformamos Capinzal. Conseguimos devolver a dignidade ao nosso posso, com infraestrutura, saúde, educação e lazer. Por isso, estamos fazendo uma campanha baseada em princípios e propostas de trabalho e daremos continuidade por mais quatro anos, pois queremos fazer ainda mais pela nossa gente. Cito aqui, que uma das maiores pesquisas que estamos fazendo em todas as comunidade é, com certeza, as 24 reuniões de trabalho que estamos fazendo durante este período de campanha, onde o povo nos tem feito novas reivindicações e muito prontamente nos tem agradecido pelo que pediram no orçamento participativo e nós realizamos durante estes doze anos de Administração do 15. Além das reuniões, estamos em contato direto com a população em nossas caminhadas, pois conhecemos o Município de ponta a ponta e muito temos falado com os capinzalenses que demonstram a satisfação em ver os trabalhos realizados.

Que resposta dá ao adversário político ou coligação opositora? Por que disto? R.: O nosso opositor estava conosco, fazendo parte da nossa Administração, até ontem, nos últimos meses, em que um Município que tem educação de qualidade comprovada com dados do IDEB e sendo referência estadual, que possibilitou mais de 400 novas vagas em creche, que atende a 100% da educação infantil de 4 a 6 anos de idade, um Município que faz mais de 4 mil atendimentos mensais na saúde, que tem plantão médico 24h de qualidade e gratuito, que tem frota nova de veículos para transporte de pacientes, que em breve terá pavimentação em todos os loteamentos regulares fechando em 100% até o final deste mandato; que tem máquinas e caminhões novos para manutenção da infraestrutura, que tem uma frota de máquinas agrícolas novas e que atende aos agricultores nas diversas atividades; que tem crescimento populacional, que tem desenvolvimento da indústria e do comércio, que tem uma das maiores expofeiras do Estado; enfim, um Município que preocupa-se com a qualidade de vida da sua gente, tudo isso, obra de 12 anos de um governo responsável. O sonho do nosso opositor há poucos meses era ser vice do 15, tanto do Dorini quanto do Leoni, até documento o seu partido enviou ao PMDB manifestando esta intenção e, de repente, abandonou a nossa coligação, por onde foi eleito vereador e se abraçou com a oposição que combateu e criticou durante 4 anos e passa a nos atacar, a mim e ao Dorini, tentando denegrir a nossa imagem e desmerecer todo o trabalho que realizamos nesse período. O interesse e a ambição pessoal falaram mais alto; de repente, os princípios são outros, os valores mudaram; aquilo que era errado do outro lado passou a ser correto. Fala que as obras estão saindo apenas no último ano mas, tendo ele o governo federal do seu partido, o que trouxe para Capinzal nesses quatro anos enquanto presidente da Câmara e tendo a Secretaria da Agricultura sob o comando do seu partido? Isso e muito mais precisa ser explicado à sociedade capinzalense.

 

RENOVA CAPINZAL PT – PP – PSDB – PcdoB – PDT – DEM e PSD

Candidato a prefeito: Andevir Isganzella (PT)

Candidato a vice-prefeito: Wilson Luiz Farias (PP)

 

É público e notório que é grande o número de usuários de drogas ilícitas, então o que fazer em termos de recuperação dos viciados e no combate aos traficantes? R.: É verdade o número de usuário de drogas continua e consequentemente a criminalidade. Sempre lutei contra este mal, fui o criador do Conselho Municipal contra as Drogas, desativado há mais de 10 anos, meu vice Faria, foi autor de um projeto na Câmara quando vereador revolucionário, mas não foi aprovado. Mas o problema da ineficiência é que o Executivo, Legislativo e Judiciário, Polivia Civil e Militar, União, estados e municípios agem desarticuladamente e sem visão harmônica da questão das drogas. As políticas públicas, programas e órgãos, na União, estados e municípios, incluindo o Judiciário e o Ministério Público, estão desarticulados, pulverizados e não formam redes eficientes e integradas, essenciais tanto à prevenção e repressão quanto ao tratamento e reinserção social.  O que precisamos fazer é juntar as força e combater de forma eficaz.

No nosso Plano de Governo nós temos políticas claras e bem definidas quanto a prevenção. Não vamos  tratar o usuário de drogas como inimigo da sociedade, mas sim como um doente que precisa de ajuda de internações, temos buscar juntos com  as autoridades competentes e pais, soluções para tratar as vítimas deste mal. E evitar que outros jovens caem nesta armadilha.

É válido realizar almoço, chás, matinê dançante e outros eventos para a terceira idade. E o que tem de proposta para promover entretenimento, passatempo e lazer para a juventude, principalmente nos finais de semana e nos feriados? Levando em conta que os capinzalenses têm de ir para outros centros para poder se divertir. R.: Se houver programas para isso é valido sim, o que não pode é fazer mais do que o normal em tempos de Eleição, pois se caracteriza interesse eleitoral e não interesse nas pessoas. Quanto o lazer para a juventude nós vamos aproveitar, primeiro os espaços esportivos existentes, abrindo nos finais de semana, como ginásios, campos de futebol, parque de exposições e outras áreas esportivas que vamos criar. Vamos fazer da área de lazer, depois de revitalizada e estruturada, um local de encontro semanal, oferecendo locais para a pratica de várias modalidades esportivas, culturais e acesso a  internet sem fio.  Vamos implementar academias ao ar livre, para incentivar a prática de atividades físicas e melhoria da qualidade de vida,e outras atividades recreativas e culturais.

Deposita confiança em pesquisa eleitoral ou na proposta de trabalho e na sua atuação ao longo do tempo na sociedade para poder vencer as eleições municipais? Justifique. R.: Acredito que as pesquisas, quando sérias, elas apontam uma tendência da população, mas o que conta mesmo na decisão do povo na hora de votar é a reflexão que ele deve fazer. Se ele tivesse que assinar um cheque em branco e  escolher a quem ele confiaria entregar este cheque, ele vai  entregar a quem ele tem confiança, pois a confiança é base de tudo. E qual dos candidatos o eleitor de Capinzal confia mais.  Creio que o nosso nome que sempre teve o menor índice de rejeição é o que o povo confia mais. E confia pelo trabalho prestado a comunidade sem interesse pelo poder, e pelo caráter.  

Que resposta dá ao adversário político ou coligação opositora? Por que disto? R.: Creio que o adversário tem inventado dados de pesquisa, pois as nossas estão bem diferente das deles. É um jeito de manipular o povo, tentar persuadir os empresários. Mas, hoje em dia ninguém engana mais ninguém. E quanto aos métodos para vencer a eleição, prefiro não comentar, deixo o povo que é inteligente julgar.

Elabore uma pergunta, dê a resposta ou deixe para o candidato opositor ou coligação adversária responder. R.: Um vereador da base da atual administração, utilizando o programa de radio disse que o PT,  traiu o PMDB, quais são as verdades dos fatos? Quanto essa questão quero prestar o seguinte esclarecimento: o PT, Partido dos Trabalhadores tínhamos uma coligação para aquela eleição e para o atual mandato, que está terminando, não para as próximas eleições, nem um pacto de fidelidade eterna com o partido deles que só  valoriza  os partidos aliados em época de eleição, depois ignora. Como ficar do lado de um m partido que  não ouve sua base aliada, além de não ouvir, poda as  suas iniciativas e ações. Por exemplo, eu fui podado em muitas ações, basta lembrar, por exemplo, audiencia publica sobre o carnaval, o projeto ficha limpa, o conselho municipal da juventude que demorou um ano para ser empossado, o projeto de modernização do posto de saúde e o fim das filas. Que apresente no meu primeiro ano de vereador, os parquinhos e áreas de lazer na Vila 7 de Julho e outros dois loteamentos principais, que inclusive consegui os recursos do governo federal de 100 mil reais, e mais  de  dezenas de indicações que  fiz e que somente fui atendido em duas. São essas as razões e muitas outras coisas bem mais graves que aqui não quero falar, mas são razões pelas quais nosso partido, optou  para um basta na coligação embora tem muita gente boa PMDB, mas,  o principal é  que também  nós queremos   ter nossa oportunidade de disputar uma eleição, caso contrário, não há necessidade de haver eleições em Capinzal, se só  eles se acham no direito de governar.

 

Obs: Ambos as Coligações tiveram o direito de fazer pergunta ao opositor, então ficou ao critério de cada Coligação.

 

 

 

Voto consciente: Direito de cidadania Anterior

Voto consciente: Direito de cidadania

Próximo

Ligeirinho

Deixe seu comentário