logo RCN

Política

  • - Andevir e Farias x Leoni e Dorini.

O TEMPO ? um jornal de fato entrevista candidatos da chapa majoritária de Capinzal

As perguntas feitas e as respostas dadas, agora cabe a você eleitor decidir, porém, antes analise a intenção de cada candidato e depois dê o voto de confiança sem influência da política partidária, e sim, faça a sua parte e a cidadania agradece por usar da razão.

 

 

FRENTE DEMOCRÁTICA POPULAR (PMDB/PV/PR/PTB)

Candidato a Prefeito: LEONIR BOARETTO (PMDB)

Candidato a Vice-Prefeito: NILVO DORINI (PMDB)

 

 

Pretende ou não construir uma casa da cultura em seu Governo? Descreva o mencionado assunto.

R.: O Governo do 15 tem apresentado ao longo destes anos, ações e realizações em todas as áreas de interesse da comunidade. Não foi diferente na cultura. Atualmente, nosso Município orgulha-se em dispor de espaço privilegiado no térreo do Centro Educacional Celso Farina, para atendimento dos munícipes no setor da cultura: a Escola Municipal de Música com salas para violão, cavaquinho, viola, teclado, gaita e flauta, dança, técnica vocal, oficina de teatro, banda municipal, coral municipal e italiano, atendendo mais de 300 capinzalenses. A Biblioteca Municipal Vereador Rolindo Casagrande, neste mesmo espaço, está totalmente remodelada com acervo de 21 mil exemplares, incluindo literatura infantil, infanto-juvenil e adulto, material variado para pesquisas, jornais e revistas. Este espaço também contempla telecentro de informática com 10 computadores com acesso a internet e de uso gratuito, além do Museu Histórico Municipal Dr. Vitor Almeida. Outra novidade implantada em nosso governo foi levar a cultura para dentro de nossas escolas, desenvolvendo em nossos estudantes o gosto pela arte – as escolas municipais oferecem aulas de música, grupos de dança e oficina de teatro no contraturno escolar. Em cada estabelecimento temos biblioteca escolar com acervo variado e de qualidade, com projeto de leitura e implantou-se neste ano, aulas de literatura a todos os alunos. O nosso Plano 15 contempla e, já temos projeto elaborado, para construção de amplo e moderno centro de eventos incluindo espaço para cinema e outras atividades culturais, a ser instalado ao lado do Centro Educacional Celso Farina. Outra meta do plano de governo é fortalecer o Conselho Municipal da Cultura e realizar tombamento de prédios históricos, que servirão para o desenvolvimento e abrigo da cultura.

Capinzal não tem salão de festas e nem ginásio de esportes que comportem umas dez mil pessoas. Em seu mandato será ou não feito uma construção para poder reunir grande número de capinzalenses e visitantes? Justifique. R.: Capinzal possui o Centro Educacional Celso Farina que abriga os eventos sociais da nossa comunidade e elaboramos, nesta gestão, o projeto para sua reforma e ampliação, meta do Plano 15 que contribuirá para o atendimento das demandas de nossos munícipes. Concluímos neste ano a edificação do centro multiuso da Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito, com 1.200m² de área construída, para abrigar as festividades religiosas, carnaval, festa de aniversário do Município, dentre outros eventos realizados pelas entidades e pela comunidade e está em fase de construção o ginásio de esportes do Loteamento Parizotto, com mais de 2mil m² de área. Podemos citar ainda, o Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, onde investimos constantemente e abriga hoje uma das maiores expofeiras da região, com espaços privilegiados e que serão ampliados em nosso futuro governo.

 

 

RENOVA CAPINZAL PT – PP – PSDB – PcdoB – PDT – DEM e PSD

Candidato a prefeito: Andevir Isganzella (PT)

Candidato a vice-prefeito: Wilson Luiz Farias (PP)

 

Pretende ou não construir uma casa da cultura em seu Governo? Descreva o mencionado assunto. R.: Uma casa de Cultura certamente fomentaria em muito a produção cultural. É de suma importância para a sociedade capinzalense, pois é um espaço onde promove  a cadeia participativa que permite um ganho real no crescimento humano, social e cultural, e a consequência destas ações é a promoção da cidadania. Temos uma Lei Federal que dá Incentivos Fiscais às Empresas para aplicar recursos em projetos culturais, o que viabiliza esta casa e seu funcionamento. Nossa administração criará uma secretaria de Cultura esporte e Juventude e estaremos analisando com grande possibilidade de implantar  esta casa cultural   no nosso Município.

Capinzal não tem salão de festas e nem ginásio de esportes que comportem umas dez mil pessoas. Em seu mandato será ou não feito uma construção para poder reunir grande número de capinzalenses e visitantes? Justifique. R.: Há sim, necessidade de se construir um espaço mais amplo que comportem mais pessoas, com boa acústica para realização de grandes  eventos. Mas creio que se não conseguirmos recursos do Governo federal ou do Estadual, um espaço desta envergadura equipada, foge um pouco do nosso orçamento, pois faltaria recursos para outras questões que são nossas maiores prioridades, como a saúde, educação, habitação, infraestrutura, cultura, agricultura etc. Porém o que pretendemos e está no nosso Plano de Governo para a construção de um Centro de Eventos que comporte não o número sugerido na pergunta, mas com capacidade para grandes públicos com sala de cinema adequando os espaços para acessibilidade de pessoas especiais e da terceira idade.  Este Centro de eventos já está incluído no plano da atual da administração, mas o mandato está se encerando e não conseguiram realizar esta importante obra. Mas nós acreditamos que com a força partidária da Coligação e demais partidos, e tendo nós a Dilma que é do nosso Partido, do 13. Nós vamos conseguir recursos, pois se Piratuba conseguiu construir um grande Centro, por que nós não vamos conseguir?

 

 

Voto consciente: Direito de cidadania Anterior

Voto consciente: Direito de cidadania

Aniversariante Próximo

Aniversariante

Deixe seu comentário