Política

O TEMPO ? um jornal de fato entrevista candidatos da chapa majoritária de Capinzal
As perguntas feitas e as respostas dadas, agora cabe a você eleitor decidir, porém, antes analise a intenção de cada candidato e depois dê o voto de confiança sem influência da política partidária, e sim, faça a sua parte e a cidadania agradece por usar da razão.
FRENTE DEMOCRÁTICA POPULAR (PMDB/PV/PR/PTB)
Candidato a Prefeito: LEONIR BOARETTO (PMDB)
Candidato a Vice-Prefeito: NILVO DORINI (PMDB)
Existe a necessidade da construção do anel viário para tirar o fluxo desnecessário principalmente de caminhões do centro da cidade, mas de momento o mais importante seria a construção de uma ponte nas mediações da área de lazer para servir de contorno viário no sentido de melhorar o vai e vem na interligação de Capinzal e Ouro ou vice-versa. Hoje a Ponte Irineu Bornhausen fica congestionada quando o pessoal vai e vem do trabalho, caso tivesse mais uma ponte poderia evitar a lentidão do livre trânsito que mais parece uma viagem. Qual é a pretensão da futura Administração para solucionar o problema constante de engarrafamentos sobre a Ponte Irineu Bornhausen? R.: O contorno viário da SC-458 ligando a região do Caravággio, em Ouro, à região de Linha Residência e São Roque ao trevo da BRF está previsto na segunda etapa do programa BID VI. É compromisso do Governador Raimundo Colombo com Capinzal, através do deputado Titon e com as nossas lideranças do PMDB. Esta nova ligação desviará o trânsito procedente das regiões de Piratuba e de Zortéa do centro da cidade e diminuirá, automaticamente, o tráfego da área central e sobre a Ponte Irineu Bornhausen. Devemos considerar que o ideal seria o contorno viário e mais uma ponte urbana ligando Ouro e Capinzal nas áreas centrais. Porém, os recursos do contorno viário estão assegurados no BID VI, já contratado, inclusive, pelo Estado e os recursos para viabilizar a terceira ponte urbana deverão ser alocados pelo Estado. Esta será a nossa luta junto ao governador e junto a nossas autoridades.
Na gestão 2013 a 2016 tem pretensão de transferir de lugar a Secretaria da Infraestrutura e de construir uma garagem da municipalidade, no sentido de livrar-se do aluguel? Justifique? R.: A construção da sede própria para abrigar a Secretaria de Infraestrutura é um projeto a longo prazo, pois requer um grande investimento. Inicialmente, na aquisição de um terreno com dimensões compatíveis e, em seguida, na edificação do barracão e demais estruturas necessárias. Entretanto, é um investimento que se faz necessário e que deverá ser contemplado no nosso planejamento das ações do futuro governo.
Quanto à pavimentação da estrada interligando a SC-303 com o Distrito de Alto Alegre e as localidades de Lindenberg e Capitel Santo Antonio, a obra vai sair ou não do papel? R.: A pavimentação do acesso ligando a SERP ao distrito de Alto Alegre, Lindenberg e Capitel Santo Antônio deverá ser iniciada pelo governo do Estado tão logo sejam concluídos os projetos complementares que deverão integrar o projeto executivo da obra. Esta é uma exigência do Tribunal de Contas do Estado por se tratar de uma obra pública custeada 100% com recursos do tesouro do Estado. A execução desta obra é um compromisso assumido, pessoalmente, pelo Governador Raimundo Colombo com Capinzal, através do deputado Romildo Titon e com as nossas lideranças do PMDB, por ocasião da campanha eleitoral de 2010. E nós vamos cobrar incessantemente junto ao governador para que este compromisso seja cumprido e não descansaremos enquanto esta obra não for concluída, pois é um sonho do setor produtivo e da população destas comunidades.
Como se encontra a situação da obra do prédio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental – CISAN, sendo que a obra se encontra paralisada há muito tempo? R.: A obra foi paralisada por conta de decisão judicial em demanda cautelar. No presente momento já foi realizada a perícia técnica que deverá indicar a situação estrutural da obra. O Município de Capinzal e o Consórcio CISAM, composto por 14 municípios da região, estão no aguardo do desfecho para possibilitar a retomada da obra a fim da efetiva implantação do laboratório que prestará serviço muito importante para a detecção do nível de qualidade da água consumida pela população. No que respeita à qualidade estrutural da obra, o Município de Capinzal e o Consórcio CISAM estão tranquilos, já que o cálculo estrutural, que foi necessário para adequar o projeto à realidade de topografia e morfologia do terreno local, foi promovido por profissional altamente qualificado para tal e, de outra via, Município e CISAM estão crentes na qualidade da obra já que existe profissional contratado para fiscalizar o andamento da edificação, sendo que todas as medições foram acompanhadas de boletins realizados pelo Engenheiro Fiscal, que também é pessoa qualificada para o procedimento.
Por que a Frente Democrática Popular, liderada pelo PMDB, merece mais um mandato a frente do Governo Municipal? R.: A população pode e deve avaliar a Administração pública de Capinzal antes da Frente Democrática e depois que o PMDB assumiu o governo municipal, com o companheiro Dorini em 2001. Entendemos que a população deve comparar as ações e as realizações de nossos governos iniciados com Nilvo Dorini, em duas gestões, e por nós dado continuidade a partir de 2009. No nosso futuro governo, eu e o Dorini daremos continuidade e iremos aprimorar ainda mais, todos os programas e ações da Administração Municipal, pois entendemos que podemos avançar e melhorar ainda mais o resultado de todos os investimentos públicos para gerar, cada vez mais qualidade de vida a nossa gente. Para isso, vamos continuar administrando com transparência, participação social e responsabilidade administrativa, sempre ouvindo as entidades e conversando com a nossa comunidade; da forma como temos feito nestes últimos 12 anos. Vamos manter o programa orçamento participativo, isto é, realizando as audiências públicas para a comunidade definir suas prioridades e executando aquilo que foi apontado pelas microrregiões. Vamos seguir plenamente todas as ações apontadas no Planejamento Estratégico elaborado nesta gestão, que traz um horizonte de planejamento para os próximos dez anos visando o desenvolvimento sustentável do nosso Município, meta integrante da Agenda 21 Municipal. É isso que queremos: trabalhar para que as ações da Administração gerem cada vez mais qualidade de vida para a nossa gente. Eu e o companheiro Dorini já provamos que conhecemos a nossa realidade, temos experiência administrativa e plena convicção que poderemos evoluir e avançar ainda mais. Por isso precisamos do apoio da comunidade para continuar administrando o Município de Capinzal. Administração pública é coisa séria: não é lugar para se fazer experiências, pois estamos tratando do futuro da nossa cidade e de nossos filhos.
RENOVA CAPINZAL PT – PP – PSDB – PcdoB – PDT – DEM e PSD
Candidato a prefeito: Andevir Isganzella (PT)
Candidato a vice-prefeito: Wilson Luiz Farias (PP)
Existe a necessidade da construção do anel viário para tirar o fluxo desnecessário principalmente de caminhões do centro da cidade, mas de momento o mais importante seria a construção de uma ponte nas mediações da área de lazer para servir de contorno viário no sentido de melhorar o vai e vem na interligação de Capinzal e Ouro ou vice-versa. Hoje a Ponte Irineu Bornhausen fica congestionada quando o pessoal vai e vem do trabalho, caso tivesse mais uma ponte poderia evitar a lentidão do livre trânsito que mais parece uma viagem. Qual é a pretensão da futura Administração para solucionar o problema constante de engarrafamentos sobre a Ponte Irineu Bornhausen? R.: Sabemos que em maio de 2012 a Assembleia Legislativa do Estado elegeu três prioridades para cada Regional. Os dados levantados contribuirão para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício 2012 e a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2013. A regional de Joaçaba, da qual Capinzal faz parte foram eleitas as seguintes prioridades: - Construção de anel viário ligando Luzerna, Joaçaba e Herval d'Oeste a BR-282; - Construção de policlínica regional; - Regionalização e melhorias no aeroporto de Joaçaba. Mas uma vez as lideranças políticas, conseguiram centralizar os recursos para Joaçaba,
E a tão sonhada construção de mais uma ponte entre Ouro e Capinzal e a implantação do anel viário de Capinzal, ligando a SC-135 às comunidades de Linha Residência, Alto Residência, São Roque e Alto São Roque ao Bairro São Cristóvão não foram eleitas como prioridades, isso demonstra a fragilidade de nossas lideranças políticas de Capinzal que atuam de forma isolada, mas nós temos na nossa Coligação Renova Capinzal 07 partidos e vamos nos unir com outros partidos que tem representação no Governo do Estado e que não estão na Coligação, inclusive o PMDB para reivindicar esta promessa feita a nossa população, pois entendemos ser importante para o escoamento da produção e para desafogar o trânsito sobre a ponte Irineu Bornhausen. Mas realmente uma ou duas pontes se fazem necessário, pois os problemas de engarrafamento é preocupante e vamos nos empenhar com a força dos 07 partidos para buscar parecerias com o Governo Estadual e Federal para resolver esta situação.
Na gestão 2013 a 2016 tem pretensão de transferir de lugar a Secretaria da Infraestrutura e de construir uma garagem da municipalidade, no sentido de livrar-se do aluguel? Justifique? R.: Temos a pretensão sim. Inclusive no nosso Plano de Governo, uma das nossas ações é diminuir gastos com locação de imóveis, mas para isso temos que ver as questões orçamentárias, para que dentro das possibilidades possamos construir ou conseguir um imóvel mais em conta, aplicando assim o principio da economicidade pública.
Quanto à pavimentação da estrada interligando a SC-303 com o Distrito de Alto Alegre e as localidades de Lindenberg e Capitel Santo Antonio, a obra vai sair ou não do papel? R.: Vamos nos empenhar muito para que essa obra tão importante saia realmente do papel e vamos agir. Primeiramente adequar o projeto à legislação necessária e unir todas as forças políticas suprapartidárias e entidades afins para sensibilizar o Governo do Estado à liberação dos recursos.
Como se encontra a situação da obra do prédio do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental – CISAN, sendo que a obra se encontra paralisada há muito tempo? R.: O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental, do Meio Oeste de Santa Catarina, é constituído por 14 municípios das regiões do Vale do Rio do Peixe e Planalto Catarinense. O CISAM será o responsável pela operacionalização de um laboratório Regional de Controle da Qualidade da Água e Esgoto, começou ser construído na cidade de Capinzal-SC, em 2010 e a policia Federal interditou a obra, os detalhes desta ação que temos conhecimento é que se divulgou na Imprensa. Nós estamos aguardamos o parecer da justiça e nos empenharemos a dar prosseguimento a obra, que no momento nos envergonha perante aos demais municípios que fazem parte do consórcio.
Formule uma pergunta e dê a resposta sobre qualquer assunto que diz respeito à política e futuras realizações? R.: Uma das grandes reivindicações da sociedade é a falta de Opção para juventude e a dificuldade dos jovens em ingressar no mercado de trabalho, o que a Coligação Renova Capinzal pretende fazer em relação a nossa Juventude? Fazer da área de lazer, depois de revitalizada e estruturada, um local de encontro semanal, oferecendo locais para a pratica de várias modalidades esportivas, culturais e acesso a internet sem fio. Oferecer qualificação profissional e para cidadania, bem como o PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO, criando mecanismo para os jovens continuarem os estudos e entrarem no mundo do trabalho através do SINE MUNICIPAL, instituição de ensino, da iniciativa privada, do programa Jovem aprendiz, e dos poderes públicos.
- Fortalecer e incentivar o Conselho Municipal da Juventude, viabilizando projetos e ações voltadas aos interesses da juventude,
- Criar parcerias com o setor da cultura, do esporte, da educação, do turismo, abrindo espaços e oportunidades da inclusão do jovem em programas nestas áreas,
- Apoiar a realização de eventos artísticos, culturais em escolas e em outros espaços em que haja a participação dos jovens capinzalenses,
- Apoiar os jovens que se destacarem em eventos culturais, esportivos e educacionais,
- Estruturar e colocar a disposição o Parque de Exposições Domingos Pellizzaro , com segurança, nos finais de semana para que os jovens possam usufruir do ambiente para a pratica automobilística, e curtir som automotivo e outras atividades
- Promover e desenvolver o esporte e o lazer a todas as faixas etárias, numa visão educacional, comunitária e competitiva, estimulando e incorporando hábitos na população, propiciando o seu conhecimento com vistas a melhoria da qualidade de vida e representatividade do Município.
- Implantar a iniciação esportiva em diferentes modalidades, para descoberta de talentos para o esporte competitivo (bairros e interior),
- Reestruturar e assegurar o investimento no esporte de rendimento,
- Promover a abertura dos ginásios de esportes, nos finais de semana, realizando atividades de interesse das comunidades, com orientação de profissionais,
- Propiciar aos estudantes no período de férias, atividades esportivas e recreativas,
-Implementar academias ao ar livre, para incentivar a prática de atividades físicas e melhoria da qualidade de vida,
-Valorizar os segmentos do esporte: amador ( clubes, associações e demais organizações), recreativo, entre outros, resgatando campeonatos e auxiliando com materiais e equipamentos esportivos,
- Intensificar o auxílio para as crianças e jovens ( atletas carentes) valorizando o seu potencial,
- Construção de áreas de lazer nos bairros com parques infantis , quadras de areias ou de grama com livre acesso diariamente;
- Reestruturar os jogos e atividades esportivas ( OLEZAL e Inter-bairros) municipais,
- Ampliar a instalação de academias ao ar livre nos bairros de maior fluxo de pessoas.
Deixe seu comentário