SAMAE garante nova tubulação de água no Cemitério Dom Daniel Hostin, em Campos Novos |
Professor da Unoesc coordena Mobilidade Acadêmica em rede euroamericana

Mobilidade Acadêmica em rede euroamericana
Um professor da Unoesc é o coordenador de Mobilidade Acadêmica para as Américas na Rede Euroamericana de Motricidade Humana (REMH). O Dr. Rudy José Nodari Junior, professor do Curso de Educação Física do Campus de Joaçaba, assumiu a função – que é nova na entidade formada por 42 instituições de ensino superior de 18 países da Europa e das Américas – durante um congresso realizado no mês passado no México.
Conforme explica o professor, sua atribuição é articular e mediar o contato de estudantes, professores e pesquisadores que desejam realizar intercâmbio por meio da REMH, o que pode ser desde uma viagem para conhecer um laboratório de pesquisa até a realização de um curso de Doutorado ou Pós-doutorado em uma instituição que faça parte da rede.
Rudy já está desempenhando a atividade: somente nas duas primeiras semanas na função já articulou a possibilidade de cinco atividades de mobilidade.
Importância - A existência de uma coordenação responsável pela mobilidade acadêmica entre as universidades pertencentes à REMH possibilitará um acompanhamento maior dos intercâmbios realizados por meio da entidade, explica Rudy. Para a Unoesc, especificamente, ele acredita que a oportunidade deve ampliar ainda mais as possibilidades de mobilidade.
– Por o responsável estar aqui na Universidade, o contato é mais fácil – diz o professor, acrescentando que a intenção é trabalhar de forma articulada com a coordenação de Mobilidade Acadêmica da Universidade.
Congresso Euroamericano de Motricidade Humana - O V Congresso Euroamericano de Motricidade Humana e o IX Congresso Internacional de Atividade Física e Ciência do Esporte ocorreram entre os dias 7 e 9 de novembro na Universidade Autônoma da Baixa Califórnia (UABC), no México.
Rudy participou de uma mesa redonda sobre novas oportunidades para a Educação Física no terceiro milênio, falando sobre turismo de aventura no Brasil, e ministrou a conferência de encerramento do evento, abordando a dermatoglifia – metodologia que estuda características genéticas a partir das impressões digitais – como ferramenta para o esporte e para a saúde. Também participou do comitê científico do Congresso Euroamericano, sendo um dos responsáveis pela seleção dos trabalhos científicos inscritos e pela avaliação dos aprovados e apresentados no congresso.
Homenagens - A participação no congresso e na Rede Euroamericana de Motricidade Humana motivaram duas homenagens conferidas ao professor da Unoesc. Uma delas pelo trabalho desenvolvido como integrante da Rede, a qual foi estendida a apenas três integrantes indicados e votados em assembleia. A outra foi atribuída em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento da ciência dentro da motricidade humana.
Parcerias - A participação no Congresso da REMH também rendeu novas perspectivas à Unoesc. Durante o período que passou no México, o professor Rudy formalizou um convênio com a instituição anfitriã do evento. Esse convênio vinha sendo alinhado desde a visita de um professor da UABC à Unoesc, em julho, e permitirá uma parceria acadêmica, científica e cultural entre as duas instituições. Também foi proposta à Unoesc uma parceria com a Universidade Católica de Múrcia, da Espanha, que ainda está em fase de avaliação.
– O congresso não se encerra em si, é uma possibilidade de ampliar as relações interinstitucionais e se constituiu em uma oportunidade de demonstrar as qualidades da Unoesc – diz Rudy.
Bruna Santos de Andrade
Assinatura Convênio UABC e UNOESC.
Posse Prof. Rudy - Coordenador de Mobilidade Acadêmica Americana - Juan Moreno Murcia (Valencia) - Rudy (Unoesc) Estélio Dantas REMH) - Edgar (UABC) Rodrigo (Chile).
Palestra Prof. Rudy - UNOESC Brasil.
Deixe seu comentário