Professora da Unoesc palestra em conferência de Desenvolvimento Regional

Professora da Unoesc
Em setembro, a professora Dra. Eliane Salete Fillipim, participou da 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina. O evento, realizado em Florianópolis, foi promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento com o apoio de diversas entidades, a partir de uma iniciativa do Ministério de Integração Nacional e do Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (IPEA). O objetivo era promover debates que contribuam para a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
A professora da área das Ciências Sociais Aplicadas e do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc tem pós-doutorado em Administração Pública e Governo. Ela participou de um ciclo de palestras que ocorreu no primeiro dia de conferência, falando sobre “Governança, participação social e diálogo federativo”. No mesmo dia, também se manifestaram o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Duarte de Castro, o senador Luiz Henrique da Silveira e representantes do BNDES, do SEBRAE e da Fundação de Meio Ambiente (Fatma).
Essas palestras serviram de base para a discussão e a proposição de princípios e diretrizes para a Política Nacional de Desenvolvimento Regional. O evento também compreendeu a eleição dos delegados que representarão Santa Catarina nas conferências Macrorregional e Nacional, sendo que esta última ocorrerá entre os dias 12 e 14 de dezembro, em Brasília.
– A conferência foi um marco para as políticas públicas de desenvolvimento regional – afirma a professora Eliane, referindo-se à etapa estadual realizada em Florianópolis.
Promotores e participantes - Os órgãos que promoveram e participaram da 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina foram as secretarias de Estado do Planejamento, do Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Assistência Social, Trabalho e Habitação e da Agricultura e da Pesquisa; a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe); a Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc); o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE); o Banco do Brasil; a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc); a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina; a Federação Catarinense de Municípios (Fecam); a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc); a Fiesc; o Sebrae; Senac; Senai; a Força Sindical de Santa Catarina; a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina e a Ordem dos Economistas do Estado de Santa Catarina.
Bruna Santos de Andrade
Deixe seu comentário