logo RCN

Representantes da Fapesc visitam a Unoesc

Representantes da Fapesc visitam a Unoesc

O diretor de Pesquisa Científica e Tecnológica da Fapesc, Mario Angelo Vidor, e os gerentes de Pesquisa, Nelton Antônio Menezes, e de projetos da área da Inovação, Randolfo Decker, aproveitaram a vinda à Joaçaba nesta semana para dialogar com dirigentes e pesquisadores da Unoesc que desenvolvem projetos de pesquisa com recursos da Fapesc, além de conhecer a Pré-incubadora Tecnológica da Universidade e a Incubadora Tecnológica de Luzerna.  

Durante a agenda realizada ontem, os visitantes foram acompanhados pela diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus de Joaçaba, Jéssica Romeiro Mota, e pelo coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica, Ricardo Antonello. Pela manhã, durante um encontro com o Reitor, Aristides Cimadon, eles manifestaram satisfação pelos resultados do Diálogo Regional da Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia, realizada na Unoesc, e se inteiraram a respeito de demandas e projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos na Instituição. 

Um dos assuntos que pautaram a conversa foi o Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe, o Inovale. O plano de desenvolvimento desse polo foi construído sob a coordenação da Unoesc, por meio da uma chamada pública da própria Fapesc, com o apoio de várias entidades da região. O projeto está pronto e agora as entidades que ajudaram a construí-lo buscam os recursos financeiros necessários para operacionalizá-lo. Além do apoio de empresas e dos municípios envolvidos, o projeto demanda ainda R$ 1,1 milhão para ser colocado em prática. 

Após a reunião com o Reitor, os três visitantes tiveram um encontro com professores que conduzem pesquisas custeadas pela Fapesc e conheceram o Laboratório de Fisiologia do Exercício, do Curso de Educação Física, onde são desenvolvidos vários projetos de investigação científica. As visitas à Pré-incubadora Tecnológica da Unoesc e à Incubadora Tecnológica de Luzerna ocorreram à tarde. 

Segundo o diretor de Pesquisa Científica e Tecnológica da Fapesc, tanto as reuniões quanto as visitas têm um caráter de acompanhamento, de modo a obter informações sobre o andamento e possíveis dificuldades encontradas pelos pesquisadores nos projetos financiados pela Fapesc. 

O Reitor da Unoesc aproveitou a presença dos três para agradecer à Fapesc pelo apoio dado à Unoesc e também chamou atenção para a importância de o Estado cumprir a destinação de 1% do orçamento para a pesquisa científica e tecnológica, como é previsto em Lei, para que a própria Fapesc tenha condições de ampliar o apoio às instituições de pesquisa.

 

 

Bruna Santos de Andrade

Assessora de Imprensa

 

 

Romaria de Frei Crespim Anterior

Romaria de Frei Crespim

Prefeitura reúne moradores das casas que estão interditadas em Piratuba Próximo

Prefeitura reúne moradores das casas que estão interditadas em Piratuba

Deixe seu comentário