logo RCN

Sistema de videomonitoramento já opera em caráter experimental no centro de Capinzal

  • - Sistema de videomonitoramento

Sistema de videomonitoramento já opera.

 

O sistema de videomonitoramento eletrônico já está operando em caráter experimental no centro de Capinzal. As primeiras câmeras de vigilância foram ativadas oficialmente na tarde desta terça-feira, dia 23.

 

A empresa responsável pela implantação promoveu uma breve demonstração de como será o funcionamento do sistema nas dependências da Central de Operações da Polícia Militar para as autoridades locais, imprensa e outros convidados.   

 

De acordo com o Prefeito Leonir Boaretto, que acompanhou atentamente a demonstração, a solenidade oficial de lançamento do sistema será realizada nos próximos dias, assim que todo procedimento estiver concluído, com a participação de representantes do Executivo, Legislativo, Policia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, ACIRP, CDL e AMPECO.

 

Sistema

 

Neste primeiro momento foram implantadas cinco câmeras de segurança para monitorar o movimento nas principais ruas do centro e a chegada de pessoas e veículos nos dois principais acessos.

 

A Nexo Soluções Inteligentes, de Chapecó, foi a empresa contratada por meio de processo licitatório para fornecer e implantar o sistema de vídeo monitoramento. O investimento inicial, com recursos da Administração Municipal de Capinzal, foi de R$ 106 mil.

 

As câmeras estão instaladas: na cabeceira da Ponte Irineu Bornhausen, próximo ao antigo Cine Odete; no Terminal Rodoviário; na esquina das ruas Carmelo Zocolli e XV de Novembro (próximo ao Calçadão); na esquina das ruas Dona Linda Santos e Dom Vicente Gramazzio (próximo ao Posto Mediterrâneo) e na Rua Antonio Macarini (Próximo a Churrascaria Hoch). Os pontos foram previamente definidos pelos representantes das forças de segurança e pelos dirigentes das entidades representativas ligadas ao comércio.

 

Cada equipamento, em condições climáticas favoráveis, permitirá um monitoramento num raio de até 400 metros. As imagens geradas pelos equipamentos serão transmitidas em tempo real pelo provedor Athila para a Central de Operações da Polícia Militar. A mesma plataforma tem condições de receber outras 11 câmeras. As imagens ficarão guardadas por até 45 dias.

 

A instalação do sistema de vídeo monitoramento busca inibir ainda mais as práticas criminosas e assegurar a tranqüilidade de comerciantes e da população que utiliza rotineiramente o centro da cidade.

 

A ordem de serviço foi assinada na primeira quinzena de setembro e o prazo de instalação – que era de 90 dias – foi abreviado para cerca de 45 dias.

 

Avicultura Anterior

Avicultura

Corpo de Bombeiros de Capinzal recebe nova viatura e forma mais uma turma de voluntários Próximo

Corpo de Bombeiros de Capinzal recebe nova viatura e forma mais uma turma de voluntários

Deixe seu comentário