Voluntários BRF realizam atividades em prol do meio ambiente em Santa Catarina

Funcionários de cinco unidades da companhia no estado e de outras 24 cidades do país participam de ações para incentivo à reciclagem
Meio ambiente e gestão de resíduos sólidos foram escolhidos como temas da “Ação Voluntários BRF”, que ocorreu no sábado (22/09) em cinco cidades de Santa Catarina e outros 24 municípios de todo o país. Esta é a terceira edição e foi coordenada pelo Instituto BRF e pelos Comitês de Investimento Social. A ação ocorreu em 29 municípios do país. Na ocasião, funcionários de várias unidades da companhia realizaram diversas atividades, com as comunidades locais, sobre a importância da redução da produção de resíduos sólidos, da reutilização de materiais e da separação correta de resíduos para reciclagem.
Em Concórdia, das 9 horas ao meio-dia, a equipe realizou a ação Global de Meio Ambiente no bairro Santa Cruz. Foram distribuídas barricas pelas calçadas, panfletos e imãs de geladeira aos moradores da região. A ação visou orientar a população sobre a importância da coleta e da separação seletiva do lixo.
Em Chapecó houve uma orientação para quatro famílias das comunidades: de Engenho Braun e Vila Manteli para coletar lixo reciclável. No dia da ação foi realizada uma dinâmica que usou os materiais recolhidos.
Voluntários de Capinzal fizeram a limpeza das margens da SC-458, entre a Rodoviária da BRF e o trevo de acesso à cidade de Zortéa, entre 8 hora e meio-dia. Durante a ação, os moradores da região e motoristas que ransitavam pelo trecho foram instruídos sobre a importância da reciclagem e da coleta seletiva.
A Ação Global de Meio Ambiente em Faxinal dos Guedes foi realizada na Associação de Recicladores de Xanxerê (Arxan). Os voluntários realizaram melhorias na estrutura do barracão. Foram entregues e dadas instruções sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de uniformes, cartilhas e imãs de geladeira sobre reciclagem. Foram ministradas palestras sobre saúde pública e a importância da coleta de materiais recicláveis em Xanxerê. Foi realizado um concurso de desenhos sobre reciclagem e os dois vencedores foram anunciados durante a ação.
Voluntários da BRF de Videira implementaram um programa de coleta seletiva na Comunidade Terapêutica, em São Francisco e realizaram ações de conscientização sobre a importância da separação correta de lixo. Também foi construída uma horta que utilizará adubo orgânico produzido por uma composteira que receberá resíduos orgânicos.
Para cada edição da Ação é definido um assunto para nortear as atividades. No primeiro semestre deste ano, realizado em 25 de maio, o tema foi educação (com foco em incentivo a leitura). “Para a terceira edição escolhemos trabalhar a gestão de resíduos, já que 2012 é o ano internacional das cooperativas. Além disso, este é um tema importante para as comunidades das quais a BRF faz parte e para o país como um todo”, informa Luciana Lanzoni, diretora executiva do Instituto BRF.
O Programa Voluntários BRF estruturou sua estratégia de investimento social, culminando na fundação do Instituto BRF em março deste ano. Seu foco é a promoção do desenvolvimento local, a partir de um trabalho integrado entre empresa, seu Instituto e comunidade, buscando unir esforços para promover ações que possam alavancar potenciais, criar e implementar soluções inovadoras para necessidades identificadas.
O investimento social da BRF é realizado de forma compartilhada com as unidades fabris, centros de distribuição, filiais e sedes administrativas da companhia. Um grupo de funcionários destas localidades se organizam em Comitês de Investimento Social que atuam em parceria com o Instituto na gestão do investimento social, beneficiando 37 municípios em dez estados.
O Programa Voluntários BRF é um exemplo deste trabalho de investimento social da BRF, esse nosso jeito de contribuir para a transformação. A Ação Voluntários BRF é um marco do Programa Voluntários BRF.
O programa tem um site exclusivo (www.voluntariosbrf.com). Pelo site é possível o cadastro de interessados em se tornarem parceiros do programa e também daqueles que querem ser beneficiados.
A BRF, detentora das marcas Perdigão, Sadia, Batavo e Elegê, é a maior exportadora mundial de aves e uma das principais captadoras de leite e processadora de lácteos do Brasil. A empresa possui cerca de 119 mil funcionários, conta com 51 unidades industriais no Brasil e sete no exterior (Argentina, Inglaterra e Holanda), além de centros de distribuição que abrangem todo território nacional. Hoje, a BRF exporta seus produtos para mais de 140 países e detém um portfólio superior a 3.000 itens, entre os segmentos de carnes, lácteos, margarinas, massas, pratos congelados e vegetais congelados.
Voluntários de Capinzal minutos antes de começar a limpeza das margens da SC-458, entre a Rodoviária da BRF e o trevo de acesso à cidade de Zortéa, sábado, 22 de setembro, num registro fotográfico de O TEMPO – um jornal de fato.
Deixe seu comentário