logo RCN

Xadrez de Lacerdópolis participa do Campeonato Mundial de Xadrez pelo 4º ano consecutivo

Xadrez de Lacerdópolis

 

O WYCC 2012 (World Youth Chess Championship) foi realizado no período de 7 a 19 de novembro, na cidade de Maribor, na Eslovênia. Durante este período, 1.584 jogadores de 92 países disputaram 8.712 partidas em 12 torneios diferentes (Sub 08, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 18, masculino e feminino). Os jogos eram disputados num ritmo de 1h30min por jogador para realizar 40 lances, mais 30min nocaute, com acréscimo de 30seg por lance durante toda a partida.

Assim como acorreu em 2009, na Turquia, 2010 na Grécia e 2011 no Brasil, a enxadrista lacerdopolitana Alaize Dall´Orsoletta foi a representante oficial do Brasil, dessa vez na categoria Sub 16 anos e viajou acompanha de seu treinador Diogo Luiz de Oliveira. Alaize conquistou esse direito ao vencer o Campeonato Brasileiro disputado em São Paulo, em maio deste ano.

A categoria Sub 16 anos, no feminino contou com a participação de 105 jogadoras de 51 países e a grande campeã foi Anna Styazkhina, da Rússia, seguida por Polina Rodionova, também da Rússia e Yiyi Xiao, da China. Alaize Dall´Orsoletta era a pré-ranqueada número 76 e terminou a competição na 66ª posição com 5 pontos, em 11 rodadas. Foram 4 vitórias (contra Enkhjin Sukhbaatar da Mongólia, Renata Koloditsova da Eslováquia, Anastasia Aseeva da Russia e Erle Andrea Marki Hensen da Noruega), 2 empates (contra Veronika Franca da Eslovênia e Amna Nouman dos Emirados Árabes) e 5 derrotas (contra Irina Utiatskaja da Rússia, Diana Assaubayeva do Cazaquistão, Maria Ines Oliveira de Portugal, Elizaveta Chetina da Rússia e Daniela Movileanu da Itália).

Além da Alaize, outros 6 jogadores representaram o Brasil na competição, sendo que os melhores desempenhos foram do carioca Gianluca Jorio Almeida que fez 6 pontos e terminou na 70ª posição no Sub-10 masculino e do mineiro Arthur Gontijo Chiari que ficou em 64º lugar, com 5,5 pontos no Sub 16 masculino.

Ao todo foram 16 dias na Europa onde, além dos 10 dias de competição, foi possível conhecer um pouco de países como Eslovênia, Croácia e França. O Campeonato Mundial do ano que vem acontecerá em agosto, na cidade de Al-Ain, nos Emirados Árabes.

 

Edison Luiz de Oliveira

Clube de Xadrez de Lacerdópolis

 

Foto 1: Alaize x Elizaveta Chetina da Russia

 

Foto 2: Diogo e Alaize em Maribor

 

Foto 3: Alaize e Rauanda Schultz (representante brasileira no sub-18)

 

 

VOLTANDO NO TEMPO Anterior

VOLTANDO NO TEMPO

Servidores da SDR Joaçaba são homenageados com diploma de menção honrosa Próximo

Servidores da SDR Joaçaba são homenageados com diploma de menção honrosa

Deixe seu comentário